Rio -  O governo estadual anunciou ontem novas medidas para beneficiar servidores da Segurança Pública e Defesa Civil — policiais militares e civis, bombeiros e agentes penitenciários. Parcelas referentes ao reajuste de 38,81% serão quitadas em fevereiro de 2013, e não mais em outubro do mesmo ano. Dessa forma, salários serão reajustados em 26% em fevereiro de 2013. Tudo será votado, hoje, na Alerj, às 11h.


Outra novidade é que todos os servidores da Segurança Pública terão aumento real em fevereiro de 2014. O índice aplicado será o dobro do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), do IBGE, acumulado entre fevereiro de 2013 e fevereiro de 2014. Em 2011, o IPCA ficou em 6,5%.



Profissionais também vão receber auxílio-transporte de R$ 100 por mês, a partir deste mês. O benefício era antiga reivindicação das categorias. Outro pedido aceito pelo governo é o de não cortar gratificações pagas quando um servidor se afastar do serviço por licença médica decorrente de acidente no trabalho.



Segundo o estado, será criado banco de horas extras para que servidores das carreiras da área de Segurança possam, caso desejem, prestar serviços além da escala normal. E com remuneração adicional. (grifos nossos)