quinta-feira, 18 de julho de 2013

Carta Aberta à População do Estado do Rio de Janeiro

Os servidores do DEGASE vêm tentando sensibilizar o Governo do Estado no sentido de conseguirem maior reconhecimento salarial e melhores condições de trabalho desde o ano passado, buscando dentro da similaridade com o serviço prestado pela SEAP (Secretaria de Estado de Administração Penitenciária), o mesmo reconhecimento que outrora havia por serem as duas entidades (DESIPE/DEGASE) da mesma secretaria.

Este ano, após diversos atos públicos em frente à ALERJ (Assembleia Legislativa) e uma paralisação de 72h com o apoio da Presidência da ALERJ e diversos deputados do parlamento fluminense, os servidores representados pelo Sindicato e Comissão de servidores eleita em assembleia, conseguiram ser recebidos pelo Secretário de Educação, Wilson Risolia, e pela Direção-Geral do DEGASE.

A reivindicação era de 23,3% de reajuste salarial, percentual concedido aos ISAPs (inspetores penitenciários) e a volta da progressão salarial (Plano de Cargos e Salários Lei 4.802/2006). No entanto, o Secretário disse que somente poderia conceder o percentual que fosse dado para toda Educação, mas que estenderia todos os benefícios da secretaria ao DEGASE, tais como os recentemente concedidos auxílios alimentação e transporte.

Como o DEGASE possui orçamento próprio, o secretário determinou que os referidos auxílios fossem concedidos com base no orçamento do DEGASE e que seu impacto financeiro fosse imediatamente encaminhado à SEPLAG (Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão). Tudo isso aconteceu na reunião do dia 10 de abril 2013.

Ele também sugeriu que fosse criada outra forma de compensação salarial, tendo em vista as constantes rebeliões e o iminente risco a que estão expostos os servidores.

Ele também determinou a Direção-Geral que produzisse um estudo escalonado sobre esse risco para que o mesmo servisse de base para um novo auxílio ou gratificação, bem como pediu celeridade a mesma Direção-Geral quanto ao processo da progressão salarial.

No dia 10 de junho, houve nova reunião com o Secretário, Direção-Geral e representação dos servidores. Os representantes da categoria cobraram todo o prometido e novamente ouviu que as informações sobre os auxílios estão em andamento, que o processo da progressão dependia de cumprimento de exigências da SEPLAG e que o auxílio risco dependia de um ofício do Sindicato para ser produzido, o que espantou a todos inclusive ao próprio governo que anteriormente havia determinado a feitura do mesmo. No dia seguinte, foi protocolado ofício requerendo a feitura do mesmo, mediante estudo.

Após meses de negociação, os servidores do DEGASE não possuem nenhuma perspectiva de quando irão de fato gozar dos benefícios prometidos pelo governo. Agora em reuniões pelas unidades, a Direção-Geral diz não saber quando estes benefícios, que seriam urgentes, serão pagos aos servidores.

O processo de progressão não tem cumprida as exigências feitas pela SEPLAG e com isso o tempo vai passando e o que já era um direito dos servidores conquistado por Lei, já constante do orçamento do Estado desde o ano de 2006, vai se constituindo em prejuízo financeiro para todos os servidores de nosso departamento.

Pelos fatos expostos, os servidores em reunião de categoria no último dia 10 de julho resolveram se reunir em novo Ato Público no próximo dia 18 de julho, em frente a SEEDUC e ao final do ato realizar assembléia com indicativo de greve. Os servidores não estão fazendo novas exigências, querem apenas o cumprimento do que foi prometido pelo governo e não cumprido!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.