segunda-feira, 13 de maio de 2013

Número de menores infratores dobra em 2 anos

O número de mandados de prisão chega a aproximadamente 3.000, e que os que fogem só são apreendidos novamente se cometerem uma infração

Segundo o vice-presidente do Sind-Degase ( Sindicato dos Servidores do Departamento Geral de Ações Socioeducativas), Roberto Carlos, o número de menores apreendidos atualmente está entre 700 e 800 em todo estado do Rio de Janeiro e número de menores infratores sob custódia no Departamento dobrou entre os anos de 2011 e 2013. O número que cada unidade suporta varia de 80 a 120 adolescentes. Todas as unidades estão superlotadas, com algumas chegando a quase 300.
 Roberto não soube informar a número diário de apreensões, mas ressalta que esse número vem crescendo. Afirma também que atualmente o número de mandados de prisão chega a aproximadamente 3.000, e que os que fogem só são apreendidos novamente se cometerem uma nova infração. 
Roberto afirma que mesmo com a inauguração de novas duas sedes, não há lugar para todos os menores que devem ser punidos. Nesta quarta-feira, dia 15, será inaugurada uma unidade em Campos, e a inauguração da unidade de Volta Redonda está atrasada.   

De acordo com o diretor do órgão, coronel Alexandre Azevedo, em 2011, havia 500 adolescentes reclusos, enquanto neste ano o número chegou a mil. Ainda de acordo com o órgão, o índice de apreensões era de 10 menores por dia. Atualmente, essa média subiu para 22.