terça-feira, 9 de abril de 2013

Jovens fazem rebelião em centro de detenção

A situação no Educandário Santo Expedito, o centro de detenção para menores infratores, em Bangu, foi controlada após duas horas do começo da rebelião. Os jovens incendiaram colchões e roupas para facilitar uma fuga.
Os adolescentes utilizaram estoques - espécie de faca feita por eles com vergalhão e restos de metal - para ameaçar o diretor da unidade. Um funcionário foi ferido nas pernas e braços e encaminhado para o Hospital Albert Schweitzer. A Coordenação de Segurança do Departamento Geral de Ações Sócioeducativas (Degase) e policiais do 14º BPM (Bangu) foram chamados para reforçar a segurança. Segundo o sindicato dos servidores do Degase, a falta de suprimentos básicos teria motivado a revolta.
Pelo menos vinte jovens que teriam iniciado o tumulto foram encaminhados para a delegacia. De lá, os jovens seriam encaminhados para um Centro de Triagem e devem cumprir novas medidas socioeducativas.
Cerca de cem jovens estão internados na unidade com idades entre dezesseis e vinte e um anos. A capacidade é de 120 adolescentes.